Entre em contato conosco: cootraleste@hotmail.com / cootraleste@gmail.com

sábado, 16 de agosto de 2014

Aluno da USP cria membrana pode filtrar água do mar

Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Química da USP Ribeirão criou filtro capaz de reter o sal

Arte / Jornal A Cidade

Separar o sal da água do mar como se coasse o café por um filtro de papel. Embora seja uma comparação grosseira, foi isso que pesquisadores do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP conseguiram ao desenvolver uma membrana semipermeável.
Toda membrana serve para separar meios líquidos ou gasosos, mas esta é composta por folhas de polímeros com poros minúsculos que só permitem a passagem de moléculas tão pequenas como as de água e gás carbônico.
Classificada como nanofiltro (da medida de Angstroms, 10-10 metros), ela impede a passagem do sal no processo de filtragem, promovendo uma dessalinização de até 90%. Dependendo do teor de pureza, a água resultante poderia, se aprovada pela Anvisa, até servir para consumo.
Desde de 2008, o grupo conduzido pelo professor Grégoire Jean François Demets, do Departamento de Química da FFCLRP vem trabalhando no projeto.
“Trata-se de uma nova tecnologia e aplicação. Tubos minúsculos e vasados, chamados de cavitandos, são colocados na matriz do polímero dentro das moléculas. Esses cavitandos são estruturas com uma cavidade central que permitem o trânsito de moléculas pequenas como a água. Na filtragem da água do mar, o sal fica retido nessas estruturas”, explica o pesquisador.
Viabilidade
O residual deixado pela dessalinização, em hipótese, poderia virar sal ou ser devolvido ao mar – a viabilidade disso depende de estudos e avaliações de impacto ambiental, entre outros.
Essa filtragem é simples e barata se comparada aos processos que levam solventes, por exemplo, e também não requer uma troca de fase para remoção de água, nem equipamentos auxiliares como aquecedores, evaporadores ou condensadores.
A membrana semipermeável pode ser confeccionada em três tipos de polímeros: o Poliuretano (PU), Policloreto de Vinila (PVC) ou Fluoreto de Polivinilideo (PVDF), plásticos com características mais flexíveis. Ela é reutilizável, completamente reciclável e resistente a produtos químicos. O grande diferencial da invenção é o baixo custo da matéria-prima utilizada.
De acordo com Demets, uma maneira de otimizar o processo seria colocar a molécula na forma de hastes de fibra oca, feita à base ureia e formol e também desenvolvida pelos pesquisadores em laboratório. Assim, elas poderiam ser inseridas numa espécie tubo para passagem da água, aumentando a capacidade de filtragem.
“Depois de provar que o processo é possível, a próxima fase é reproduzi-lo em grande escala. Para isso, dependemos de parcerias para, em longo prazo, tornar essa tecnologia em produtos para o mercado”, indicou o pesquisador.
Tecnologia foi patenteada
A tecnologia já teve o seu processo de patente realizado pela Agência USP de Inovação e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial e comercialização.
“Empresas de tratamento de água, governos, em especial da região do Nordeste do Brasil e de países com pouca oferta de água podem ser interessados”, avalia o professor Grégoire Jean François Demets.
Dentre as atividades realizadas pela Agência estão: a proteção da propriedade intelectual; apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de convênios em parceria com empresas.
Ela também atua na transferência de tecnologias e trabalha por meio das incubadoras.
Processo pode ser aplicado para outros fins
A mesma tecnologia pode ser aplicada para outros fins, como em separadores de baterias, purificação de gases e curativo para queimados.
“Uma vez que a membrana pode ser produzida mais maleável e fina e é biocompatível, isto é, não provoca reações tóxicas, poderia ser aplicada como curativo de queimaduras. As vantagens é que o produto permitiria a respiração da pele e protegeria contra vírus e bactérias, acelerando o processo de cura”, considerou o professor Grégoire Jean François Demets.
Outra aplicação é a esponja de polímero. Barata, reciclável e de fácil utilização, ela tem a capacidade de remover finas camadas de petróleo ou qualquer outro óleo ou produto químico que não se mistura à água do mar. Também desenvolvida no Departamento de Química da FFCLRP, a esponja tem alto poder de absorção: basta colocá-la no local de contaminação para que absorva 99,5% do óleo; ela pode ser reutilizada pelo menos dez vezes.“As estruturas dela conseguem capturar e armazenar em suas cavidades moléculas que compõem o petróleo”, explicou Demets.
Sua utilização pode ser determinante na parte final do controle de derramamento de óleo, pois absorveria o residual deixa pelo processo de bombeamento empregado nesses casos. 

FONTE: Jornal A Cidade - Marcella Moreira, http://www.jornalacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário